Associação Mundial promove Semana do Glaucoma até sábado (dia 15)
11 Março 2014  | Seção: Óptica no Brasil  |  Categoria: 
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.

Enviar Conteúdo
Data serve como alerta para doença silenciosa que compromete a visão
Data:
Cidade:
Até sábado (dia 15) acontece a Semana Mundial do Glaucoma, realizada pela Associação Mundial da doença e pela Associação Mundial de Pacientes, além de oftalmologistas de vários países. Na 6ª edição, a mobilização quer prosseguir no alerta ao problema conhecido como ladrão silencioso da visão. O tema da campanha deste ano é justamente esse: "Combata o Glaucoma Invisível".
 
Várias ações estão programadas para lembrar a população da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico.  Com causa desconhecida, o glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada.

A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provocando dor ou outros sinais. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida.

Alerta

"Com tantos avanços na Medicina, ainda há pessoas que desconhecem ter o glaucoma. Sem nada sentir, perdem um pouco da visão a cada dia. Tudo isso pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e a realização de exames preventivos. Por isso, a classe médica se mobiliza nesta semana para alertar e lembrar a população", explica o professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos.

Acredita-se que 4,5 milhões de pessoas estejam cegas no mundo devido aos efeitos do glaucoma. Até 2020, a estimativa é de 11,2 milhões de afetados pela doença e com perda da visão. Procurar um oftalmologista e fazer os exames preventivos são atitudes que devem ser adotadas por pacientes com mais de 35 anos. 
 
Sobre o Hospital Oftalmológico Visão Laser

Fundado em 1936, pelo Dr. Luiz Barboza Filho, como Clínica Visão, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é referência em saúde ocular na Baixada Santista. Hoje a unidade é dirigida pelos familiares do fundador, o filho Luiz Roberto Colombo Barboza, a nora Maria Margarida e os netos Marcello e Guilherme Colombo Barboza - todos oftalmologistas. O VL conta com profissionais de diversas subespecialidades clínico-cirúrgicas, além de anestesistas, enfermeiros e ortópticos. Mantém intercâmbio com os maiores centros oftalmológicos do Brasil e do mundo, como o Instituto Barraquer, em Barcelona (Espanha), e o Bascom Palmer, em Miami (Estados Unidos). É credenciado pelo Ministério da Saúde para captar e transplantar córneas na região. O endereço é Avenida Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias, telefone (13) 2104-5000. Mais informações no site ww.visaolaser.com.br.  
 
Sobre Marcello Colombo Barboza

É professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e titular da cadeira de Oftalmologia na Faculdade de Medicina do Unilus (Centro Universitário Lusíada).  É ainda professor assistente no Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Concílio Internacional de Oftalmologia e da Associação Americana de Oftalmologia.
Fonte:
Fernanda Mello

Carregando...

Carregando...

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.

Enviar Comentário

Carregando...

Analytics

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...