Neste sábado (23), o Hospital Oftalmológico Visão Laser e o Instituto Neymar Jr realizam a campanha ´De olhos bem abertos: glaucoma, a cegueira que pode ser evitada´, para alertar e prevenir a população sobre uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Oficialmente, no Brasil, 26 de maio é o Dia Nacional de Combate à doença.
No sábado, os oftalmologistas e enfermeiros do Visão Laser, que fica em Santos, estarão na sede do Instituto Neymar, em Praia Grande, promovendo palestra sobre prevenção contra a cegueira, das 10 às 10h30. Entre as 11 horas e as 15 horas haverá exames gratuitos de mensuração da acuidade visual e da pressão ocular para adultos acima de 35 anos. O atendimento será voltado aos familiares das crianças atendidas pela instituição.
Segundo o diretor-presidente do Visão Laser, Luiz Roberto Colombo Barboza, professor-emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia de Medicina Brasileira e Americana e professor-titular de Oftalmologia da Unimes, o objetivo da união das duas instituições em torno da campanha do glaucoma é levar informação às pessoas sobre a doença e preveni-la precocemente. "A forma mais comum do glaucoma não apresenta sintomas, por isso, a importância de campanhas sociais para detectar casos logo no início e encaminhá-los ao tratamento".
Para o diretor-administrativo do Instituto Neymar Jr, José Benício da Silva Santos, o foco da campanha é a informação sobre um problema de saúde comum e que precisa de atenção. "A visão é a nossa janela para o mundo, é importante cuidar dela".
Estima-se que, no Brasil, existam cerca de um milhão e meio de portadores de glaucoma, sendo que a metade não sabe possuir a doença. Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) com 300 prontuários de pacientes diagnosticados nos serviços do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, em São Paulo, revela que três em cada dez pacientes que chegam para o diagnóstico, embora apresentem boa acuidade visual, já estão em estágios avançados da doença.
Diante deste cenário, o professor-doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barboza, diretor do Visão Laser, destaca a importância de se visitar regularmente o oftalmologista. "Só um exame médico oftalmológico completo que inclui aferição da pressão intraocular e avaliação do fundo de olho pode detectar o glaucoma. Ou seja, mesmo enxergando bem, a pessoa precisa passar anualmente por um médico especialista".
Glaucoma - É a segunda principal causa de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Doença multifatorial complexa, provoca dano no nervo óptico e a perda progressiva e irreversível do campo visual. O dano no nervo óptico geralmente é causado pelo aumento da pressão dentro do olho, porém, pacientes com nível normal de pressão intraocular também podem desenvolver a doença. Apresentam mais riscos parentes de pessoas com glaucoma, maiores de 40 anos, negros, diabéticos, pacientes com altos graus de miopia e os que tiveram traumas oculares e doenças intraoculares. Quanto mais rápido é descoberta, maior a chance de controlar a doença e preservar a visão. O tratamento pode ser com colírios, laser e cirurgia.
Serviço: Campanha ´De olhos bem abertos: glaucoma, a cegueira que pode ser evitada´, parceria do Hospital Oftalmológico Visão Laser e do Instituto Neymar Jr, sábado, dia 23 de maio, das 10 às 15 horas, na sede do Instituto Neymar, à Avenida Ministro Marcos Freire, 2112 - Jardim Glória, Praia Grande.
Sobre o Hospital Oftalmológico Visão Laser
Fundado em 1936, pelo Dr. Luiz Barboza Filho, como Clínica Visão, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é referência em saúde ocular na Baixada Santista. Hoje a unidade é dirigida pelos familiares do fundador, o filho Luiz Roberto Colombo Barboza, a nora Maria Margarida e os netos Marcello e Guilherme Colombo Barboza - todos oftalmologistas. O VL conta com profissionais de diversas subespecialidades clínico-cirúrgicas, além de anestesistas, enfermeiros e ortópticos. Mantém intercâmbio com os maiores centros oftalmológicos do Brasil e do mundo, como o Instituto Barraquer, em Barcelona (Espanha), e o Bascom Palmer, em Miami (Estados Unidos). É credenciado pelo Ministério da Saúde para captar e transplantar córneas na região. O endereço é Avenida Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias, telefone (13) 2104-5000. Mais informações no site www.visaolaser.com.br.