Sexta-Feira, 25 de Maio de 2012
busca:
Home » Saúde
Alcon apóia Expedicionários da Saúde com tecnologia de última geração
Médicos oftalmologistas voluntários ajudam as populações Munduruku....
28/12/2011 - 08:28

 

Médicos oftalmologistas voluntários ajudam as populações Munduruku, Apiacá e Caiabi a voltarem a enxergar 

O projeto Expedicionários da Saúde (EDS) encerrou o ano  comemorando os resultados da última viagem, dessa vez à comunidade Sai Cinza, Pará. O grupo de voluntários formado por 20 médicos, 5 enfermeiros e uma equipe de apoio de 21 pessoas realizou, em sete dias, 179 cirurgias (116 oftalmológicas), 1.566 consultas (553 oftalmológicas)  e 2.425 exames e procedimentos.
 
A Alcon Laboratórios participa do projeto por meio da concessão de equipamentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, capaz de recuperar ou corrigir a visão dos pacientes das populações indígenas Munduruku, Apiacá e Caiabi. Segundo Celso Nakano, oftalmologista e voluntário, os procedimentos realizados nos índios atendidos nesta viagem foram acuidade visual, biomicroscopia, fundo de olho, ceratometria e biometria, além da extração de catarata congênita em crianças com idades entre 4 e 10 anos. 
 
A expedição à Amazônia é a 20ª viagem realizada pelos Expedicionários da Saúde e contou com desafios logísticos em função da dificuldade de acesso às comunidades visitadas.
 
O transporte de pacientes somente foi possível devido a complexa combinação de uso de vias fluviais, terrestres e aéreas e ao apoio de empresas privadas, como a Alcon, e dos órgãos públicos: Secretaria Especial de Saúde Indígena, Distrito Sanitário Indígena do Tapajós, Fundação Nacional do Índio, Ministério da Defesa, Comando Militar da Amazônia, Força Aérea Brasileira, prefeituras de Jacareacanga e de Itaituba. 
 
Números de atendimentos

Fonte: In press

Compartilhar

Twitter Facebook Orkut Linkedin
Portal Opticanet - Para Profissionais de Óptica  |  Copyright 2004 - 2012 - todos os direitos reservados.