Sexta-Feira, 25 de Maio de 2012
busca:
Home » Saúde
Manchas atrapalhando a visão são sinais de que a retina se descolou
Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento...
8/10/2007 - 10:17

Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento de retina. Problema deve ser tratado com urgência para que o paciente não deixe de enxergar

Já imaginou uma mancha preta atrapalhando a sua visão onde quer que você olhe? Muitas pessoas sofrem com um incômodo desses sem saber que tiveram um descolamento na retina - a membrana que reveste a superfície interna do olho. As chamadas moscas volantes, como essas manchas são conhecidas, são o principal sintoma de que a retina se desprendeu e precisa ser reparada com ur-gência.

Por ano, cerca de 20 mil pessoas padecem do problema, que surge a partir de buracos na superfície retiniana. Com os rasgos, o líquido que preenche o fundo ocular se infiltra entre a membrana e a superfície do olho, promovendo o desco-lamento. A condensação de proteínas desse líquido forma as moscas volantes, que teimam em ofuscar a visão acompanhadas de flashes de luz e filamentos que parecem se mover na frente dos olhos.

Os rasgos na retina, na maioria das vezes, ocorrem de forma espontânea, mas também podem ser causados por traumatismo na região dos olhos, inflamações ou tumores intraoculares. "É importantíssimo que o paciente com os sintomas procure o oftalmologista, pois quando a retina se desprende por completo, o in-divíduo pode parar de enxergar", afirma o oftalmologista Renato Braz Dias, Che-fe do Departamento de Retina e Vítreo do Inob - em Brasília.

Os indivíduos com alto grau de miopia têm grande chance de desenvolver o pro-blema. Pessoas com mais de cinqüenta anos ou com histórico familiar também. "O diagnóstico é feito pelo exame de fundo de olho detalhado, chamado mapea-mento de retina, realizado com as pupilas dilatadas. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma ultra-sonografia ocular", afirma Dr. Renato.[14]

Se o rasgo na retina é diagnosticado precocemente é possível evitar o descola-mento através da aplicação de raios laser ao redor da área afetada. Contudo, se a membrana já tiver se descolado, o oftalmologista é obrigado a intervir cirurgi-camente. "Aproximadamente nove em cada dez pessoas têm a retina reaplicada. O paciente, entretanto, leva um tempo para retomar a capacidade visual, deven-do realizar repouso adequado no pós-operatório", conclui Dr. Renato.

Fonte: SEGS
Tags:

Compartilhar

Twitter Facebook Orkut Linkedin

COMENTÁRIOS

15/04/2012

Gostaria de gerar meu comentário através de uma pergunta. E certo usar o termo "moscas volantes " na sua esplanação ?

Acontece que fiz cirurgia de catarata em ambos os olhos , e fiquei com este problema de "moscas volantes " em um dos olhos. Será que houve um pequeno descolamento em função da cirurgia,pelo pouco que entendo, quando acontece o descolamento, posteriormente a uma queda da acuidade visual mesmo com a correção ; como não tenho conhecimento de que haja autocorreção desse possível descolamento ,a tendência e que eu tivesse uma perda considerável de visão(acuidade visual),ocorre e que com pequena correção tenho 20/20 de acuidade visual e esta mosca volante esta sumindo depois de um tratamento alternativo . Gostaria de obter esclarecimento para minhas dúvidas . Grato

Enviado por: Abel Alves Cêpa

12/01/2012

Realmente essa citação de "mosca Volante" no texto acima acaba levando ao um equivoco na excelente máteria, o surgimento de pequenos pontos escuros podem ser considerados normais SE foram diagnosticado como "Mosca Volante", mas em se tratando de visão, aconselho o exame periodico com seu Oftalmologista, e sempre tire todas as suas duvidas.

Enviado por: Raul

24/12/2011

Moscasa volantes não são sinal de descolamento de retina, são celulas que "vagam" no vitreo, por isso o nome de "moscas volantes", não são manchas, se mexem de lugar, e são bastante comum...

flash de luz é o sintoma principal de descolamento...

Enviado por: Thiago

12/11/2011

Boa Tarde, eu também estou com algumas manchas no olho direito, semana que vem vou no médico se ele falar que é normal procurarei outra opinião pois isso não existe,tem que ter uma resposta visão é coisa seria e eu não quero perder a minha.

Enviado por: Cilene Souza

26/05/2011

Olá! Tb vejo essas manchas horríveis, sou professora e atrapalha muito, pois tira minha atenção.

Fui ao oftalmo, fiz o exame com a pupila dilatada, e ela disse q não era nada grave, q eu teria de acostumar a ver as manchas!!! Será q devo procurar outro oftalmo?

Enviado por: Aline

07/04/2010

eu tambem tenho isso semana que vem vou ir ao medico, as manchas estão aomentando

e isso é muito chato para o dia dia ,

Enviado por: fabio augusto

11/03/2010

Eu tenho isso, já fui no médico e ele disse que está tudo normal, mas eu continuo vendo manchas que parecer flutuar na visão.

Enviado por: Jonas Luersen Costa

Portal Opticanet - Para Profissionais de Óptica  |  Copyright 2004 - 2012 - todos os direitos reservados.