Cristalino
Corpo semissólido, aproximadamente biconvexo, tendo sua curva posterior mais acentuada (curva frontal de +8,27 diop. e posterior de +13,78 diop. Seu índice de refração é 1,416. É assimétrico, transparente, com aproximadamente + 13,00 a +16,00 dioptrias, quando se olha para longe (ponto remoto) e + 22,00 dioptrias quando se olha para perto (ponto próximo). (pode chegar até +70,00 diop., segundo alguns autores). Segundo alguns autores: Aos 10 anos chega a +14,00 diop., com um ponto próximo de 7 cm. Aos 20 anos possui +10 diop. com um ponto próximo de 25 cm.
Aos 30 anos é de 7,00 diop. e a partir dos 40 anos seu poder de acomodação não é mais suficiente para obter um ponto próximo de menos que 35 cm. Sua espessura central é aproximadamente de 4,0 mm. Está localizado logo atrás da Íris, a uma distância de 3,6 mm. da córnea e tem a finalidade de permitir visão nítida para longe, para perto e todas as distâncias, através da modificação de suas curvas e a acomodação, comandada pelo cérebro e acionada pelo músculo ciliar. Quando se torna menos convergente permite a visão nítida para longe e quando mais convergente permite visão nítida para perto.
O cristalino em repouso é quando tem seu formato menos convergente ou mais fino, com a visão para o infinito
Extraído do Dicionário de Termos Ópticos - Ney Dias
ACOMODAÇÃO DO PODER DIÓPTRICO DO OLHO
Acomodação é o ajuste do poder dióptrico do olho. Geralmente é involuntária e tem como objetivo ver com nitidez objetos em qualquer distância. No ser humano este ajuste é feito mediante uma mudança na forma e curva do cristalino.
Amplitude de acomodação
É a máxima variação de poder dióptrico que pode ser feita por um olho. É medida pela diferença (expressa em dioptrias) entre o "ponto remoto" e o "ponto próximo".
A amplitude de acomodação diminui desde 14 diop. (aos 10 anos), a aproximadamente, 0,50 diop.(aos 70 anos).
Acomodação astigmática
É a acomodação desigual nos meridianos do olho, atribuída a diferentes contrações do músculo ciliar, em função do meridiano do cristalino sobre o qual atuam, o que dá lugar a diferenças nas curvaturas das superfícies do cristalino. Este efeito não é comum e varia de uma pessoa para outra e com a distância de fixação.
Espasmo de acomodação
É a contração involuntária do músculo ciliar produzindo um excesso de acomodação. Acontece na visão de longe e produz uma falsa e pseudomiopia.
Estado de repouso de acomodação
É o estado passivo de acomodação do olho, na ausência de um estímulo, isto é, quando o olho está em completa escuridão ou olhando para um campo vazio.
Insuficiência de acomodação
1 - É a insuficiência de acomodação para proporcionar uma imagem nítida a uma determinada distância
2 - É a amplitude subnormal de acomodação nas pessoas idosas
Reserva de acomodação
É a diferença da dioptria esférica entre a correção para longe e a correção para visão de perto. Abreviação: Ad.
Ney Dias
Especialista em Optometria