Colunas & Artigos | Colunas & Artigos

Por que ter uma estratégia de venda predefinida?

Artigo Vandeir Junior para Opticanet

imagem-17792

Segundo o dicionário, estratégia é um plano de ação para alcançar metas e objetivos. Se você depende das vendas e metas para adquirir recurso financeiro e não tem uma estratégia definida de vendas, a conta não fecha. Qual é a sua estratégia pessoal de atendimento? Você já parou para pensar? Se sua resposta for "não", está na hora de rever seus métodos de vendas.

A venda é um processo: começo, meio e fim. Sabendo disso, como é a sua linha de abordagem com o cliente? Você tem uma técnica preestabelecida? Como é a demonstração e a negociação do produto que você vende? Quais são as estratégias de fechamento de venda que você usa? Ou você é daqueles vendedores que todos os dias é pego de surpresa no atendimento?

Quando você tem uma estratégia de atendimento, você vende para qualquer cliente, por que você sabe o que vai fazer e como vai fazer, por que você tem uma estratégia preestabelecida de atendimento. Cada cliente tem uma personalidade, tem seu senso de humor, tem suas exigências e suas caraterísticas. Quando você tem uma estratégia de vendas, você atende todos com a mesma dedicação, foco, e o mesmo propósito, que é o fechamento da venda.

Mas para isso, o vendedor tem que trabalhar muito bem a sua inteligência emocional, para não deixar nenhum cliente tirá-lo do objetivo inicial, que é fechar a venda. De acordo com a psicologia, a inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com suas emoções e sentimentos, pressão externa e de se automotivar. Isso faz a diferença quando você tem uma estratégia, um plano de ação para alcançar suas metas e objetivos.

Como diz o professor Leyder R. Nunes: "Quem não tem estratégia, pode até ter os ingredientes para o sucesso, mas não tem a receita". Ou seja, você tem tudo o que precisa, se está faltando algo nessa receita, vá atrás, busque conhecimento e os ingredientes estarão completos. Aí, é só usar a receita chamada estratégia, junto com um plano de atendimento para chegar ao seu objetivo.

Até a próxima!

Vandeir Junior

Fonte: Vandeir Junior

Comentários

Carregando o conteúdo, por favor, aguarde...