Não veja seu cliente como um número na sua meta
1 Dezembro 2016  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Colunas & Artigos
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.

Enviar Conteúdo
Artigo Nice Garcia para o Portal Opticanet
Data:
Cidade:
"Veja como um amigo que te fará Alcançar Seus Sonhos".

Pode parecer uma frase muito romântica, para o contexto econômico que vivemos atualmente, mas será que está tão fora da realidade?

Quando nos aproximamos do cliente e o sondamos, olhamos inconscientemente como um Número, ou como um Amigo?

Há alguns meses atrás estava dando treinamento a uma moça, que me disse: "Cara, por mais clara que você seja para me explicar o quê fazer, só consigo olhar para o cliente e pensar, tenho uma meta para bater, e fico olhando você brincar e finalizar venda, como se fosse à coisa mais fácil do mundo?. Ao quê eu respondi: "Mas, para mim é, não por que eu tenho muita experiência no ramo, mas por que eu quero a amizade do cliente, quero que ele volte mais vezes, e mesmo que ele não compre naquele momento, ele volte, com a família, com os amigos e diga que se sentiu a vontade para conversar, e pode ter certeza, que uma hora ele irá comprar, e trará amigos que comprarão?. 

Foi quando deixei essa frase, que é título do texto para ela pensar.

O quê tem em nossas lojas, Vendedores focados em Bater Metas ou Consultores Ópticos aptos a serem a solução de Nossos Clientes; Técnicos Ópticos ou Orientadores de Reeducação Visual?

Será que conseguimos ver a real diferença?

Quando o Nosso foco são números, meta imediata, logo terá a construção do quê chamamos de vendas únicas, ou seja, o cliente comprará uma única vez, não criará elo, nem sequer vinculo com quem o atendeu, ou a empresa a qual representamos.

Poderemos por um espaço de tempo, atingir a projeção financeira desejada... mas, e depois?

Motivar uma equipe, vai muito alem de bonificações, treinamentos específicos sobre produtos, sobre marcas. Costumo dizer quê se você quer uma equipe Motivada e Preparada, antes de qualquer coisa, Não faça apenas aquela pergunta batida, e repetitiva "Como você se vê daqui a cinco anos?? e blá blá blá...

Mas construa individualmente em sua equipe a seguinte questão?

"Qual o seu Sonho? Em quanto tempo você Acredita que eu posso começar a te ajudar a Alcançá-lo? O quê Nós podemos fazer Juntos para mudarmos a história da empresa e nossas histórias pessoais??

Diferentes sonhos aparecerão, por que nossas equipes são dotadas de seres Individuais, e não de elementos robóticos. Por mais mecanizados estejam os aparatos de nosso segmento, jamais devemos esquecer, que o material que temos atrás de nossos balcões é humano, e o Nosso Produto Principal que é nosso Cliente é HUMANO.

Muitas vezes, entrei em ópticas como o conhecido "Cliente Oculto?, e muitas vezes lidei com Vendedores, sabe por que apenas vendedores, porquê até para ofertar um café, o atendimento foi frio, impessoal, focados em me apresentar apenas produtos e valores, sondando apenas o quanto eu estava disposta em gastar, como um leilão; e não me ofertaram UMA EXPERIÊNCIA EM SAÙDE E CONFORTO VISUAL, que poderia mudar meu conceito no modo de usar óculos.

Idéias controversas? Não, o usuário de óculos ele quer BENEFÌCIO VISUAL, e se você conseguir ser seu amigo, não olhando apenas seu cartão de crédito, mas os seus anseios, pode ter certeza, ele te conduzirá as suas METAS.
Uma das maiores satisfações que tive recentemente como profissional, foi dando um treinamento, onde a consultora, me apresentou uma família para a qual ela estava ofertando nossos produtos. E o pai da jovem a quem ela atendia me perguntou: "Existe curso especifico, para isso que você faz?? Respondi sorrindo como sempre: " Sim, sou técnica em óptica, e fiz alguns outros cursos, para dar treinamento na minha área?, ao quê a jovem interrompeu, me explicando: " Olha, conheço quase todas as óticas do Estado, e nunca ouvi ou vi, alguém falar com tanta paixão pelo quê faz?e o pai da mesma completou " Moça, tenho idade para ser seu pai, uso óculos desde criança e NUNCA, ninguém se preocupou em me explicar de maneira tão detalhada e simples, o quê realmente eu devo, posso ou não posso usar?.

A minha felicidade naquele momento, não veio do EGO, "ah, eu sou o máximo?, Mas do "Caramba, eu AINDA posso fazer a diferença na maneira das pessoas enxergarem o uso dos óculos?.Será que nossas equipes, conseguem despertar essa paixão no cliente?

Não sou o Melhor Profissional da Área, tive o prazer de conviver e conhecer os "Caras? que tem escrito a história da Óptica e da Optometria em nosso país.

Mas, o quê quero mostrar com esses exemplo? A Negociação e o Atendimento, não são apenas apresentar de modo irrefutável o produto, mas CATIVAR a confiança, a credibilidade e principalmente exercitar todo o carisma que possuímos.

E então, Você vai continuar buscando METAS, ou AMIGOS QUE TE CONDUZAM AOS SEUS SONHOS?

Nos próximos artigos, estarei elucidando métodos de Atingir Metas/Sonhos, e aprofundando as Diferenças entre:

Vendedor X Consultor, Técnico em Óptica X Orientador de Reeducação Visual.

Nice Garcia ? Técnica Óptica com Foco em Treinamentos
Entusiasta e Apaixonada por Óptica
Fonte: Nice Garcia

Carregando...

Carregando...

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.

Enviar Comentário

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando o conteúdo, por favor, aguarde...