Quando um usuário está acostumado a usar uma lente de alto valor abbe, a dispersão de cores é pequena, então a qualidade óptica desta lente é muito boa. Se você no balcão lhe indicar uma lente de baixo valor abbe, este usuário poderá ter dificuldades de se adaptar a suas novas lentes. Veja um e-mail que recebi de uma usuária:
Meu último óculos foi feito com esse tipo de material (policarbonato), só que não ficou como
eu esperava, pois é desconfortável ver com eles e fica uns contornos
coloridos em volta dos objetos quando estou com eles. Talvez seja porque
teve que afinar demais por causa do meu grau, é normal acontecer isso com
esse tipo de material?
OBS : Ela era usuária de Resina
Esta foi a resposta:
A qualidade óptica de uma lente é verificada através do Valor Abbe que ela possui. Quanto menor esse valor, pior será a qualidade óptica desta lente. As lentes policarbonato possui um valor abbe de 31, enquanto uma lente de resina possui um valor abbe de 58 e uma lente de cristal 62. O valor abbe é a dispersão cromática que a luz sofre ao atravessar uma lente. Dispersão cromática é a separação de cores da luz ao atravessar uma lente oftálmica, quanto maior esta separação de cores, pior a qualidade.
Quando a luz passa por uma lente policarbonato, a separação de cores é enorme ficando realmente com uns coloridos na lente. Isto faz com que a qualidade desta lente seje péssima. A separação de cores é enorme. A qualidade óptica é baixíssima. Existem lentes com a qualidade pior que o poli que são as lentes hi light 1.8 e 1.9 que tem um valor abbe de 28 e 25 respectivamente.
Toda vez que um usuário troca uma lente que usa por uma de valor abbe inferior terá com certeza este incômodo. Infelizmente isto é normal. O tratamento anti reflexo auxilia a melhorar um pouco esta qualidade de policarbonato, porém não melhora seu valor abbe.
Existe uma tabela de valor ABBE. Vamos a alguns tipos de materiais:
A melhor lente quanto a qualidade óptica é a de cristal.
A pior lente quanto a qualidade óptica é a hi-lite 1.9, conhecida também como Lantânio B.
Cuidado. Verifique sempre que tipo de material o seu cliente usa, se é resina, cristal policarbonato etc.
O Olho humano tem um valor Abbe de 43. Indicar uma lente de valor abaixo que este pode ocasionar dificuldade de adaptação.
Sempre indique ao seu cliente lentes com o mesmo valor abbe que ele já utiliza ou maior, nunca menor do que já está acostumado. Se for necessário fazer isto, diga sobre a adaptação destas novas lentes, pois ele precisará de alguns dias para se acostumar com um valor abbe abaixo do que já está acostumado.
Não se esqueça. Quanto mais fina for a lente, PIOR será a sua qualidade óptica. Ganha-se na espessura mas se perde em qualidade de visão.
Até a próxima se Deus quiser e, bons estudos.