Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Materiais e tipos de armações - Parte 1
9 Abril 2007  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Colunas & Artigos
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Send
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Essa é de acetato.Quantas vezes nós já ouvimos esse tipo de comentário na hora da venda?...
Data:
Cidade:
Essa é de acetato.

Quantas vezes nós já ouvimos esse tipo de comentário na hora da venda?

Agora eu faço-lhes uma pergunta, será que você seria capaz de responder ao cliente se por acaso este lhe perguntasse o que é acetato?

Não é raro ver e ouvir alguns dos "profissionais" do ramo e ai eu incluo tanto vendedor (balconista), como também representantes que vendem tais peças não saberem de que é feito o que estão vendendo, muito menos seus benefícios. Não pensem que isso acontece só com o acetato, quando eu me refiro a tal material é apenas para exemplificar que muitos que trabalham no ramo um tempo não tem a menor noção do que vende.Isso se aplica em outros casos, como o também muito conhecido "metal".Muitos parecem conhecer somente Titânio e o aço. Não é raro encontrar clientes que ao ouvirem: "essa é de metal..."
perguntarem que tipo de metal? Claro que você não vai sai por ai demonstrando armações dizendo para o cliente: "Essa aqui é uma armação composta de 68% de níquel, 30% daquilo... blá, blá, blá". Você apenas precisa ter tal conhecimento para caso o seu cliente pergunte você possa respondê-lo e o cliente sentir-se satisfeito com tal conhecimento e o mais importante ele (o cliente) não achar que você profissional, desconhece do assunto tanto quanto ele.

Pensando nisso tendo em minhas mãos um material no qual tem as descrições de alguns materiais usados nas confecções de armações resolvi dividir com vocês meus amigos e companheiros de profissão.

 

Materiais das armações:

 

Vou começar justamente pelas  NÃO metais:

 

ACETATO DE CELULOSE

 

Descrição: Resina Termoplástica. Em eyewear têm a seguinte composição: floco de algodão e polpa de madeira de primeira qualidade, plastificantes e corantes (pigmentos naturais).

Vantagens/Benefícios: Oferece excelente resistência a risco e agentes ( como água, óleo e gordura, por exemplo). Além disso, é solúvel em acetona e acido aético e possui propriedades eletrostáticas, o que elimina o problema de formação de pó.

O acetato de celulose é antialérgico e inócuo (não causa problemas) no contato com a pele humana.

Este material ainda proporciona (quando aquecido), devido ao seu amolecimento, grandes condições de transformação e adaptabilidade.

 

PROPIONATO

 

Descrição: Material termoplástico, à base de celulose.

Vantagens/Benefícios: Conhecidos no mercado óptico como "injetados" (devido ao seu processo de fabricação), os óculos de propionato apresentam como características marcantes a fluidez e a elasticidade. Assim, possibilitam inserções de metal.

A utilização do "injetados" vem crescendo, uma vez que garantem dimensões constantes em todos os lotes de produção. Para complementar, permitem projetar armações com design especial.

O eyewear de propionato é inócuo no contato com a pele humana.
 

ATENÇÃO: Como os óculos "injetados" têm a sensação de toque diferentes dos feitos em acetato e, aparentam serem mais leves, muitos no segmento ópticos acham que as peças de propionato são de qualidade inferior.

Trata-se de uma impressão equivocada. Devido à evolução dos materiais, leveza e flexibilidade são atributos importantes nos produtos modernos. É uma tendência forte e irreversível.

 

GRILAMID

 

Descrição: Poliamida transparente, um tipo de material plástico.

Vantagens/Benefícios: Também enquadrados na categoria dos "injetados", os óculos de Grilamid oferece uma excelente relação entre rigidez e tenacidade, além de um baixo

peso especifico. Tais características tornam esta matéria-prima ideal para armações de óculos sol de estilo esportivo.

O elevado grau de tenacidade faz com que os óculos de Grilamid sejam altamente resistentes a choques.

Além disso, são leves e apresentam grandes possibilidades de decoração. Também são inócuos ao contato com a pele.

 

TROGAMID

 

Descrição: Poliamida transparente, um tipo de material plástico.

Vantagens/Benefícios: Outro da categoria dos "injetados". O trogamid fornece elevada resistência tanto em relação aos agentes químicos quanto em termos de impacto, abrasões e riscos. Isso permite um funcionamento perfeito mesmo em condições extremas. Além disso, apresentam baixa absorção de umidade.

O trogamid é um material de fácil manipulação, possibilitando a aceleração das mais criativas e variadas formas. Assim permite ajustes normais aos seus formatos. A curvatura das ponteiras pode em parte ser regulada pelo óptico, de acordo com as exigências do usuário.

É inócuo no contato com a pele.

 

HYTREL

 

Descrição: Material termoplástico.

Vantagens/Benefícios: Excepcional tenacidade, flexibilidade e elasticidade, além de elevada resistência a choques, fadigas por flexão e ataques de substâncias químicas como óleos e solventes.

 

SANTOPRENE

 

Descrição: Borracha termoplástica.

Vantagens/Benefícios: Alta resistência aos agentes atmosféricos e químicos. Ótimas características tanto em altas como em baixas temperaturas.

 

SURLYN

 

Descrição: Resina.

Vantagens/Benefícios: O surlyn caracteriza-se por flexibilidade, tenacidade, e resistência a choques e abrasão. Conta também com ótima transparência.
Você quer receber as últimas notícias da Opticanet no seu e-mail?  Inscreva-se!
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário