No último dia 2º de junho, a ZEISS - empresa alemã referência mundial em óptica e optoeletrônica ? que participou do Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, no Anhembi, em São Paulo, recebeu o médico oftalmologista dr. Gilberto Shimoda. Especializado em catarata e cirurgia refrativa (miopia, astigmatismo e hipermetropia), Shimoda foi um dos primeiros médicos a realizar o método da lente intraocular trifocal para cirurgia de catarata, a ?LISA tri toric?.
A LISA tri toric foi desenvolvida pela equipe da área de tecnologia médica da ZEISS com o intuito de sanar a principal reclamação dos usuários de lentes bifocais, que é a dificuldade de visão em pontos intermediários entre perto e longe. Essa visão intermediária é essencial principalmente para aqueles que em sua rotina são cercados por aparelhos eletrônicos, sobretudo computadores e smartphones.
"O implante da lente trifocal é um método que já existia na Europa e demorou um pouco para chegar ao Brasil devido à burocracia. Fui um dos primeiros a implantar no País, e vem como mais uma opção de cirurgia segura e eficaz tanto para o médico quanto para o paciente?, explica dr. Gilberto.
Recentemente, Shimoda realizou o novo procedimento no ator Oscar Magrini, o qual esteve presente no estande da ZEISS para falar da sua experiência após a cirurgia com a lente intraocular trifocal.
"A partir dos 44 anos comecei a usar óculos, e uma leve miopia se transformou em catarata. Só me dei conta quando surgiu um trabalho do qual exigia muito da minha visão e percebi que ela estava cada vez mais embaçada. Em uma consulta ao dr. Shimoda, tomei conhecimento do novo método com a lente trifocal e resolvi agendar a cirurgia?, conta o ator.
Segundo o ator, que realizou a cirurgia há 45 dias, o resultado foi 100% eficaz. "Eu estou muito feliz, graças a Deus. Hoje, sou uma pessoa que enxerga de perto, longe e até os pontos intermediários. Há exatos 45 dias não uso mais óculos?, afirma Magrini.
Segundo Shimoda, a cirurgia e o processo de recuperação são rápidos. Além da vantagem da visão intermediária, a LISA tri toric dispõe também de um aperfeiçoamento da distribuição de luz assimétrica, o que garante ao paciente um melhor desempenho visual em condições de baixa iluminação, inclusive à noite.