Óptica no Brasil | Óptica no Brasil

Vigilância Sanitária apreende óculos irregulares em JP

De acordo com gerente da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, foram apreendidos materiais irregulares...

Com aumento no número de denúncias registradas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Vigilância Sanitária em parceria com o Ministério Público, Sindicato Profissional em Óptica e Optometria e Contatologia do Estado (Sindoc), Receita Estadual e Procon Municipal fiscalizaram distribuidoras e pontos de venda de óculos e realizaram a apreensão de mais de mil óculos de grau e sol, na Capital.

De acordo com gerente da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, foram apreendidos materiais irregulares, que não apresentavam a proteção correta ao que apresentava na descrição do produto e os itens de comerciantes que não tinham licença para atuar no comércio.

O gerente explicou ainda que, a Lei Municipal 10.333/2004 regulamenta o comércio e prestação de serviços ópticos na Capital e para que a venda de óculos seja regular, o estabelecimento deve estar adequado à Lei. "Ao ser constatada a irregularidade, além da apreensão, houve a determinação de suspensão imediata do comércio do produto e estamos emitindo também, uma notificação de regularização para comercialização do produto", ressaltou Alberto José dos Santos.

Os estabelecimentos inspecionados e autuados poderão vender os produtos quando o proprietário der entrada na Vigilância Sanitária solicitando autorização. Caso os comerciantes voltem a vender sem autorização serão automaticamente interditados.

"É importante que a população evite adquirir peças específicas como óculos de qualquer pessoa, pois elas não oferecem aquilo que prometem e podem acabar prejudicando a saúde de quem vai utilizar" comentou o gerente da Vigilância, que afirma a continuidade das ações de fiscalização a esse tipo de comércio, inclusive em óticas regulamentadas.

Proteção - Catarata e degeneração da retina são uma das doenças oculares mais comuns, associadas à exposição solar. Para saber quais os óculos são mais adequados para utilização durante a exposição ao sol, verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB na embalagem, lente ou etiqueta.

Certificado - No Brasil, a venda de óculos de sol deve ser acompanhada de uma certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica), indicando que aquele produto oferece a proteção contra os raios solares.

Desta forma, irá garantir ao usuário que os óculos de sol têm proteção UVA e UVB, e que a peça foi analisada para outros parâmetros, como características das lentes e determinação do grau e eixo das lentes. Caso o consumidor não encontre essa informação nos óculos, converse com o vendedor e solicite algum tipo de manual do produto ou comprovante.

Para denúncia sobre o comércio irregular destes serviços ou se o consumidor se sentiu prejudicado com a utilização do produto, ou usuários podem ligar para gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa pelo número 0800-281-4020 ou 3214-7956.
Fonte: www.pbagora.com.br

Comentários

Carregando o conteúdo, por favor, aguarde...