Estamos a algumas semanas do SILMO 2010, um Mundial da Óptica da nova geração que acontecerá em Paris Nord Villepinte. E esta mudança não deixou de suscitar questões, no entanto, atender aos desafios do desenvolvimento econômico futuro, de uma internacionalização reforçada, de uma necessidade de mudança para injetar uma energia nova e salutar neste período tenso é uma necessidade para o conjunto do segmento óptico.
Pela divisão de suas áreas de exposição, a Porte de Versailles não corresponde mais às exigências de um grande Salão profissional em termos de espaço e conforto, de ergonomia e racionalização. O Parque de Exposições de Paris-Nord Villepinte, muito próximo da capital é preciso salientar, é um verdadeiro ponto de encontro inteiramente voltado aos negócios que recebe a cada ano as mais importantes manifestações de todos os setores de atividades.
É também, e sobretudo, um lugar facilitador para os expositores como para os visitantes: nosso dever enquanto organizador é o de otimizar uma vez por ano o grande encontro da Óptica, e ao mesmo tempo o de antecipar para nos projetar sobre o futuro. A mudança de datas e de local prefigura uma dinâmica nova da qual toda a profissão se beneficiará
Guy Charlot, Presidente da SILMO
SILMO 2010: boas vindas à facilidade
Com 80.000 m2 de superfície num só nível, o Mondial de l´Optique 2010 dá as cartas da otimização para os 950 expositores presentes que receberão seus clientes e contatos em um ambiente agradável, com arquitetura contemporânea.
Durante 4 dias, toda cadeia óptica - armações, óculos de sol, lentes, contatologia, baixa visão, equipamentos, instrumento de Óptica...- irá se beneficiar de uma unidade de local para uma visita confortável, rápida, compacta e rica em eventos. Durante 4 dias o Mondial de l´Optique 2010 propõe animações renovadas, ele é também o encontro ideal para o lançamento de novos produtos, a descoberta de novas marcas, a percepção de novas tendências.
SILMO 2010: espaço para o convívio
Graças à generosidade das áreas de exposição, o Mondial de l´Optique 2010 aprimora ainda mais seu receptivo com uma série de áreas privilegiadas para trabalhar, fazer intercâmbios, descansar:
* Um CLUB SILMO, destinado aos convidados VIP, aos grandes compradores, aos visitantes de « Honra », aos convidados institucionais...
* Um CLUB PRESSE, reservado à toda imprensa, em local agradável com receptivo de primeira classe.
* Um CLUB INTERNATIONAL, aberto aos visitantes internacionais, com recepcionistas bilingues aptas a orientar durante a visita.
* Um CLUB DOS ÓPTICOS DIRIGENTES DA FRANÇA, destinado aos Óticos dirigentes e concebido como um lugar de intercâmbios e encontros.
SILMO 2010: espaço para novidade
Muitas atrações e eventos inéditos para esta nova edição:
SILMO ACADEMY, o primeiro Colóquio Científico que acontecerá no seio do salão nos dias 23 e 24 de setembro de 2010.
O objetivo é de enriquecer o conhecimento dos ópticos, melhor atender às necessidades visuais de seus clientes com três conferências:
* O óptico e a cirurgia refrativa », quinta-feira, 23 de setembro -15 às 17h30
* O óptico e a ergonomia visual», sexta-feira, 24 de setembro - 10 às 12h30
* O óptico e o envelhecimento », sexta-feira 24 de setembro -15 às 17h30
Em complemento ao colóquio será organizada uma exposição de pôsteres por todo o SILMO. Ela receberá os comunicados escritos de todas as pessoas que desejarem compartilhar seu trabalho sobre a visão ou a ótica independentemente do tema.
LINK by SILMO, já em funcionamento, o Mondial de l´Optique oferece a todos os profissionais a possibilidade de trocar, comunicar, compartilhar na primeira comunidade virtual de óptica, uma rede interativa e dinâmica aberta para o mundo.
SILMO TV, a rede da feira que durante quatro dias desvenda a atualidade da profissão com debates animados e temáticas apaixonantes.
* A evolução do ótico em seu trabalho: venda pela internet, convenção Cnam, Complementação da saúde.
* O gerenciamento do ponto de venda: melhorar as margens, os segredos de uma boa instalação.
* Imaginar novas ofertas de produtos, novos serviços, ...
* Projetar-se no futuro.
FÓRUM MERCHANDISING, dando continuidade ao sucesso desta área durante a última edição do SILMO, ela será reeditada e aprimorada no seu formato visando oferecer aos profissionais todos os truques e dicas para ter êxito no merchandising.
FÓRUM BAIXA VISION, espaço de informação e de sensibilização, ele oferece aos óticos e a todos os profissionais conhecimentos sobre o assunto e meios de abordar um sério problema de saúde nos dias de hoje.
SPEED RECRUITING, uma nova abordagem do espaço contratação, mais dinâmico que os pequenos anúncios.
Em colaboração com Acuité e baseado no princípio do « speed dating », este espaço permite aos candidatos à procura de um emprego (ótico, vendedor, optometrista, representante, etc.) encontrar marcas, empresas, óticas independentes à procura de colaboradores. Única regra : dez minutos para convencer !
SILMO D´OR: aguardada, reconhecida e respeitada, a entrega do SILMO D´OR evolui com uma redução do número de categorias. De 18 elas passam a 8, com o objetivo de premiar o melhor da criação e da inovação.
Em termos de organização, após a seleção dos dossiês de candidatura por vários júris especializados, um Grande Júri, composto de um presidente e de 16 membros (especialistas de cada categoria, grandes compradores internacionais, jornalistas) e do presidente do SILMO, 8 empresas mais 1 serão recompensadas nas várias categorias :
* Visão: lentes e contactologia.
* Atelier do Óptico: equipamentos, exames de vista, ferramentas...
* Decoração do ponto de venda: software, assistência à venda, mobília e displays.
* Armação em criação e inovação masculino ou feminino.
* Solares masculino ou feminino
* Equipamentos para esporte: armação, lentes...
* Infantil: armação para grau, ou solar
* Baixa Visão & Instrumentos de ótica
* Um Silmo d´Or Prêmio Especial « Desenvolvimento Sustentável
Passados 16 anos, os SILMO D´OR premiaram a criatividade de 114 sociedades originárias da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos
SILMO 2010: sempre por perto
Aberto e disponível 24 horas por dia graças à Internet para preparar a visita, o SILMO 2010 colocou tudo à disposição para facilitar o receptivo de expositores e visitantes em Paris Nord Villepinte.
Uma logística eficiente, um receptivo nas estações de trem e aeroportos, um sistema de transporte gratuito todos os dias das 8h às 19h (Aeroporto CDG/Paris Nord Villepinte e Porte Maillot/Paris Nord Villepinte) reforçam os meios de acesso clássicos: RER B, carro ou trem.
www.silmoparis.com