Saúde | Olhos

Oftalmologista aponta os erros mais comuns que as pessoas cometem com os olhos

Com 26 anos de consultório dra. Cláudia Benetti lista os maus hábitos que observa em seus pacientes

No próximo dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular e a Dra. Cláudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica, alerta para os erros mais comuns que seus pacientes cometem com os olhos.

Dormir de maquiagem é um dos primeiros. "Quando a pessoa dorme com a maquiagem nos olhos, corre o risco de acordar com os olhos irritados. A longo prazo este hábito pode levar à alergia crônica e impossibilidade de uso de lentes de contato ou da própria maquiagem, por exemplo", alerta a doutora.

O uso incorreto das lentes de contato é o outro vilão. "Os usuários não seguem o tempo de vida útil das lentes, usam além do período indicado e fazem incorretamente o armazenamento e higienização. É comum guardar as lentes em soro fisiológico, mas o soro não limpa nem desinfeta, favorecendo o acúmulo de bactérias, gorduras e proteínas, o que pode causar lesões nas córneas", explica Cláudia.

A automedicação é outro perigo lembrado pela médica. Aceitar indicações de colírios recomendados pelos farmacêuticos podem causar sérios riscos à visão. É sempre mais seguro visitar um oftalmologista, que saberá diagnosticar exatamente qual é o problema nos olhos.  

Utilizar óculos de leitura emprestados ou comprados em farmácias, mercados e bancas de jornais também é um erro comum que, a longo prazo, pode levar a uma fadiga crônica e baixa no desempenho no trabalho e estudo. "Raramente o grau de ambos os olhos é igual e o óculos que se encontra pronto é com o mesmo grau nas duas lentes. A curto prazo funciona bem porque é como se fosse uma lente de aumento para quem não consegue mais ler de perto, mas a longo prazo a visão vai sendo prejudicada. Aparecem as dores de cabeça constantes e a vista cansada. O empréstimo de óculos parece loucura, mas é muito comum entre casais", revela.

Ao falar dos óculos, a oftalmologista aproveita para lembrar que vale a pena investir em óculos de sol com lentes de boa qualidade para proteger os olhos dos raios ultravioleta. Muitos óculos vendidos por camelôs têm lentes de má qualidade e sem o filtro de proteção, o que pode causar sérias alterações na visão.

Outro péssimo hábito que as pessoas têm é coçar os olhos. "Quando coçar os olhos se torna muito comum,  há uma alteração na estrutura da córnea a médio prazo e isso tem muitas consequências para a visão".

Deixar as crianças em contato com a luz azul, emitida por celulares e tablets é outro perigo comum. "A luz azul interfere no ciclo dia/noite pois o cérebro entende que ainda é dia e os hormônios produzidos de noite são reduzidos, o que leva à alteração na qualidade do sono e, consequentemente, ao desempenho no trabalho e na escola no dia seguinte".

O oftalmologista é um dos médicos que devem ser visitados anualmente!
 

Dra. Cláudia Benetti

Formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Fonte: Infinito Comunicação

    Comentários

    Carregando o conteúdo, por favor, aguarde...